What is the Decision Stack?

Source
Martin Eriksson
Tags
Produto
Estratégia
 
notion image
notion image
 
Aqui estão os principais aprendizados do artigo “What is the Decision Stack?”:
  • O Decision Stack é um modelo mental que conecta Visão, Estratégia e Execução, ajudando empresas a criar alinhamento e clareza para decisões melhores e mais rápidas.
  • O modelo responde a 5 perguntas essenciais:
      1. Para onde vamos? (Visão/Missão)
      1. Como chegaremos lá? (Estratégia)
      1. O que importa agora nessa jornada? (Objetivos)
      1. Quais ações tomar? (Oportunidades)
      1. Como trabalhamos? (Princípios)
  • Visão e missão eficazes devem ser únicas, centradas no cliente e aspiracionais — não apenas declarações genéricas.
  • Estratégia exige honestidade sobre o estado atual, análise da concorrência e escolhas explícitas sobre o que fazer e, principalmente, o que NÃO fazer.
  • Objetivos (OKRs ou frameworks similares) traduzem estratégias em ações; os resultados-chave devem ser outcomes, não só outputs.
  • O foco deve ser definir oportunidades antes de partir para as soluções, utilizando mapas como o Opportunity Solution Tree.
  • Princípios claros eliminam debates desnecessários e guiam decisões cotidianas, ajudando a priorizar entre trade-offs.
  • O stack conecta decisões diárias à estratégia, incentivando equipes autônomas a tomar decisões alinhadas com a direção do negócio — do topo à base (“como?”) e da base ao topo (“por quê?”).
  • Todos são responsáveis pelo Decision Stack, que só funciona bem se todos questionarem o “por quê?” e o “como?” em cada nível, promovendo descoberta contínua e alinhamento sustentável.
Esses pontos podem ser adaptados conforme a realidade e cultura de cada empresa, mantendo o foco em criar alinhamento, clareza e autonomia para times tomarem decisões melhores.
  1. https://www.thedecisionstack.com/what-is-the-decision-stack/
 

These decisions come from 5 simple questions:

  1. Where are we going?
  1. How will we get there?
  1. What matters right now on that journey?
  1. What actions do we take to move forward?
  1. How do we do the work?
 

Vision / Mission

Strategy

… which is why I like to lean on giants of strategy (because why try to reinvent the wheel?) like Michael Porter, Richard Rumelt:
  1. To be effective a strategy must first and foremost be completely honest about your current state – strengths and weaknesses
  1. Your business and product don’t exist in a vacuum – your strategy has to consider your competition and how you can differentiate yourself to them
  1. Strategy is about making choices based on those insights and taking action to overcome your challenges and capitalising on your opportunities.

Objectives

  • Objectives are qualitative, translating your strategy into actions
  • Key Results are measurable signs that the objective has been met
  • Key Results must be outcomes, not outputs, because features, stories, bugs, or lines of code are all worthless if they don’t achieve an outcome

Opportunities

Finally I strongly encourage you to map all of this using Teresa Torres’ Opportunity Solution Tree : “Mapping the opportunity space is how we give structure to the ill-structured problem of reaching our desired outcome.” 

Principles